Título: Estatal revê planos para os próximos 5 anos
Autor: Lu Aiko Otta
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2006, Economia & Negócios, p. B7

A diretoria da Petrobrás se reúne hoje numa casa isolada em Petrópolis, região serrana do Rio, para discutir a revisão do planejamento estratégico da estatal para os próximos cinco anos. Além de detalhar os objetivos para a Bacia de Santos, cujos projetos devem ter a parceria da Repsol, a Petrobrás pode incluir planos para a construção de uma planta de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Nordeste.

O atual planejamento estratégico da companhia compreende investimentos de US$ 56 bilhões até 2010, mas isso "certamente será revisto para cima", disse uma fonte. O setor de gás natural deve merecer destaque no novo plano. O objetivo da nova planta de regaseificação, com investimento em torno de US$ 200 milhões, é suprir o mercado nacional com combustível importado, numa eventual crise de desabastecimento de gás, já prevista para 2008 por analistas do setor.

Indagado sobre o assunto em evento na noite de terça-feira, o diretor de Gás e Energia da Petrobrás, Ildo Sauer, disse que a idéia de construir plantas de regaseificação ou mesmo de GNL "sempre esteve nos planos da empresa". Ele descartou, entretanto, a suspensão dos investimentos no maior trecho do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), como foi cogitada pelo mercado.

Sauer também admitiu a possibilidade de a estatal alterar sua proposta de expansão do Gasoduto Brasil-Bolívia, hoje prevista no planejamento estratégico da empresa em 4 milhões de metros cúbicos.