Título: CPI pede indiciamento de Dantas
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2006, Nacional, p. A7

O relatório final da CPI dos Correios pede ao Ministério Público o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, e da ex-presidente da Brasil Telecom Carla Cicco. A sugestão de indiciamento de ambos é pelos crimes de sonegação fiscal, tráfico de influência e corrupção ativa. A Brasil Telecom, que era controlada pelo grupo Opportunity, foi apontada como uma das financiadoras do esquema de caixa 2 operado pelo publicitário Marcos Valério para o PT.

"O pedido de indiciamento de Dantas e de Carla estava no relatório paralelo feito pelo PT, que eu acatei em parte", disse ontem o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). A sugestão para responsabilizar Dantas e Carla foi uma das 35 alterações incluídas por Serraglio no relatório final momentos antes da votação do documento, na quarta-feira passada, pelo plenário da CPI dos Correios.

"O Serraglio deve ter sofrido uma pressão externa muito grande para fazer isso", observou o senador Heráclito Fortes (PFL-PI), um dos integrantes da CPI e aliado do banqueiro. "Li o voto em separado do PT e ele condena em tese, sem nada provado. Ninguém pode ser indiciado em tese. Não estou entendendo isso."

Serraglio e o presidente da comissão, senador Delcídio Amaral (PT-MS), entregaram o relatório final ontem ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan anunciou que foi arquivado o recurso que solicitava a anulação da sessão da CPI em que o relatório final foi aprovado por 17 votos a favor e 4 contra.

Os petistas alegavam que Delcídio conduziu a sessão com mão de ferro, sem dar chances para os integrantes falarem nem permitir a votação de destaques e emendas ao relatório final. "Considero o recurso prejudicado. É um fato enterrado e consumado", afirmou Renan.

Hoje, o documento será entregue ao Ministério Público, à Polícia Federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU). Depois da entrega do relatório, Serraglio disse que o trabalho da CPI acabou, mas a Polícia Federal e o Ministério Público vão continuar as investigações. "Espero que brevemente comecemos a assistir à punição daqueles que, lamentavelmente, se desviaram da reta conduta administrativa", afirmou o relator.

Em quase 2 mil páginas, o relatório final da CPI dos Correios aponta três fontes de recursos que abasteceram o valerioduto: a Brasil Telecom, a Usiminas/Cosipa e a Visanet - administradora de cartões de crédito que tem entre seus cotistas o Banco do Brasil. Depois de dez meses de investigações, a CPI dos Correios concluiu que o mensalão existiu e os empréstimos de R$ 55 milhões feitos pelo publicitário Marcos Valério nos bancos BMG e no Rural para abastecer o esquema de caixa 2 foram uma farsa.

Dantas considerou "sem pé nem cabeça" a decisão de Serraglio de pedir seu indiciamento. "A CPI tinha concluído que não tinha nada contra mim. Mas o governo fez pressão, o PT fez pressão e incluíram o meu nome." O dono do Opportunity disse ainda não fez contratos com a DNA e a SMPB.

O banqueiro observou também que não administrava a Brasil Telecom, apontada como uma das fontes do valerioduto. "É primeiro caso que vi na vida de corrupção sem benefício."

Indagado sobre o que pretende fazer, Dantas foi pragmático: "Votar no Alckmin." No relatório final da CPI dos Correios, Serraglio afirmou que a Brasil Telecom, que era controlada pelo Opportunity, transferiu R$ 823,5mil para o valerioduto.