Título: Governo vai à Justiça contra o Grupo Suez
Autor: BUENOS AIRES
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2006, Economia & Negócios, p. B13

O ministro de Planejamento, Julio De Vido - braço direito do presidente Néstor Kirchner -, anunciou ontem que o governo argentino vai processar o grupo Suez pelo "não cumprimento do serviço" da empresa Aguas Argentinas, concessionária dos serviços de água potável e saneamento básico de Buenos Aires.

Durante solenidade na periferia de Buenos Aires, o ministro justificou que a decisão de recorrer à Justiça baseia-se "na rescisão do contrato com ônus para a empresa por não cumprimento da qualidade do serviço, especialmente, pelo nível elevado de nitratos", registrado em algumas zonas da periferia da cidade. "Existem casos de muita gravidade como em Lomas de Zamora, onde se registrou aumento na concentração de nitratos até um 200% acima do permitido", afirmou De Vido. "Confiar a saúde dos cidadãos a esta empresa implicaria um ato de irresponsabilidade do Estado."

A notícia da demanda judicial contra a empresa ocorre um dia depois de o governo anunciar a reestatização dos serviços de águas, com a criação da estatal Aguas e Saneamento Argentinos (Aysa).