Título: FMI prevê forte crescimento
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2006, Economia & Negócios, p. B6

'Economia está muito bem', elogia o chefe da missão

A economia brasileira está "indo muito bem" e deverá ter "um crescimento forte" neste ano, disse ontem o chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), Charles Collyns, que está no País para levantar números sobre a situação econômica brasileira. A missão é de rotina e ocorre todos os anos.

"Até agora, os números da economia são muito bons", disse Collins, ao deixar o Ministério da Fazenda, onde esteve reunido com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. "Estamos no Brasil há alguns dias e ficamos muito impressionados com os números encorajadores das vendas do comércio."

Collyns afirmou também que a confiança dos mercados no Brasil não foi abalada com a crise política e as denúncias surgidas nos últimos dias envolvendo o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. "Vemos muita confiança dos mercados na forma como as políticas estão sendo conduzidas no País e a confiança está sendo refletida no forte desempenho econômico. O que é importante do ponto de vista econômico é a continuação da disciplina fiscal e isso certamente está acontecendo."

A missão do FMI chegou ao Brasil na segunda-feira. Os dados coletados vão servir para a elaboração do relatório anual sobre o País, providência que é adotada em relação a todos os membros do organismo. Neste ano, o Brasil antecipou todos os pagamentos de dívida com o Fundo. O último acordo com a instituição terminou no ano passado.

A missão já esteve reunida nestes três dias com representantes do Banco Central e dos Ministérios da Fazenda, do Planejamento, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Desenvolvimento Social. Ontem no final da tarde, ele esteve com o ministro do desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.

Está previsto para hoje à tarde uma reunião com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e o com o secretário-executivo do Ministério, Murilo Portugal.