Título: BID evita confirmar Levy no lugar de Sayad
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2006, Economia & Negócios, p. B6

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Alberto Moreno, indicou ontem que escolherá um brasileiro para suceder o vice-presidente para Administração e Finanças, João Sayad, que deixará o cargo no início do mês que vem. Diplomático, Moreno evitou confirmar o nome do atual secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, dizendo que está "estudando vários nomes" e ainda não tomou uma decisão.

Fontes do BID disseram, porém, que o cuidado de Moreno não se deve a dúvidas quanto à escolha, mas à preocupação de responder a sinais de Brasília no momento em que a crise que envolve o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, impõe avaliações sobre o impacto de um anúncio da saída de Levy, o mais assíduo interlocutor da equipe econômica com o mercado e com as instituições financeiras internacionais.

Levy foi formalmente apresentado como candidato do governo brasileiro em carta que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, enviou a Moreno no fim do ano passado. O diretor executivo do Brasil no BID, Rogério Studart, disse ao Estado "não há dúvida" quanto à nomeação do alto funcionário.

Em princípio, o anúncio deverá ser feito durante a reunião anual do BID, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instalará no dia 3 em Belo Horizonte, na presença de outros líderes do hemisfério. O cargo destinado a Levy é na realidade uma segunda vice-presidência e está abaixo da vice-presidência executiva, ocupada desde novembro pelo americano Ciro de Falco.

"É uma grande satisfação que minha primeira reunião anual como presidente do Banco ocorrerá em Minas Gerais, a terra de Juscelino Kubitschek, um dos idealizadores do BID", disse Moreno ontem, em café da manhã com jornalistas brasileiros.

O colombiano Moreno comandou ontem um almoço com os membros da diretoria executiva do BID e da alta administração da instituição em homenagem a Sayad, a quem derrotou nas eleições para a presidência do banco, em julho do ano passado.

Ele disse que o principal tópico da agenda da reunião do BID em Belo Horizonte será a ampliação do mandato do banco para emprestar ao setor privado dos países membros, hoje restritos à área de infra-estrutura.