Título: Nacionalista enfrentará no 2º turno frente anti-Humala
Autor: Roberto Lameirinhas
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2006, Internacional, p. A14

O bloco "Todos contra Humala", citado no domingo pelo candidato da União pelo Peru, Ollanta Humala, deve tornar-se realidade na campanha para o segundo turno da eleição presidencial peruana. Seja Lourdes Flores ou Alan García o adversário de Humala na votação final, o nacionalista terá muito trabalho para que os peruanos superem o temor de votar nele. Esse temor tem sido alimentado há meses pelos meios de comunicação peruanos, que vinculam Humala aos presidentes venezuelano e cubano - Hugo Chávez e Fidel Castro -, a planos golpistas, violações de direitos humanos, etc.

Mesmo quando Humala alcançava mais de 35% das intenções de voto nas pesquisas, há três semanas, seus dois adversários tinham vantagem sobre ele no segundo turno. Se se confirmar a tendência dos boletins oficiais, a votação que o nacionalista teve domingo deve ficar em torno dos 30%, o que o deixa muito distante dos 50% mais 1 voto necessários para eleger-se no segundo turno.

Já a candidatura anti-Humala deve atrair a maior parte dos votos dados à fujimorista Martha Chávez, ao ex-presidente Valentín Paniagua e ao pastor evangélico Humberto Lay.

A frente anti-Humala tem o apoio também de quase todos os artistas e personalidades do Peru. "A eleição de Humala seria uma grande desgraça para o país, pois teríamos no Peru um discípulo de Chávez e Fidel", disse o escritor peruano Mario Vargas Llosa, que está na República Dominicana.