Título: Agricultura é maior ameaça à água potável
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2006, Vida&, p. A20

Relatório da ONU mostra que recursos hídricos vão diminuir em 15 anos, aumentando problemas ambientais

A falta de água potável, que hoje afeta 1 bilhão de pessoas no mundo, só deverá aumentar nos próximos 15 anos, agravando ainda mais os problemas ambientais. E a agricultura, seguida dos poluentes industriais, é a maior ameaça aos recursos hídricos do planeta, de acordo com relatório divulgado ontem, no Dia Internacional da Água, pelo Programa Ambiental das Nações Unidas.

Chamado "Desafios para Águas Internacionais: Avaliação Regional em uma Perspectiva Global", o estudo foi feito a partir das análises de 1.500 especialistas. Segundo eles, o cenário futuro será formado por queda no nível dos rios, aumento da salinidade nos estuários e desaparecimento de plantas e peixes, muitos usados para alimentação.

Isso elevará as perdas na produção agrícola e na pesca, além de favorecer a falta de alimentos, provocando índices mais altos de desnutrição e doenças.

O relatório também responsabiliza os países em desenvolvimento, que estariam explorando e poluindo suas fontes de água potável, principalmente seus aqüíferos.

Os especialistas pedem o aumento do preço cobrado pela água e a imposição de limites aos subsídios para pesticidas e pescas com explosivos em áreas de corais. "Investir US$ 1 na pesca com explosivos pode gerar um retorno imediato de US$ 200 para o pescador local, mas provoca uma devastação nos corais que levará cerca de 50 anos para ser recuperada", diz o texto.

"Há muitas mensagens importantes no estudo", afirmou o diretor-executivo da entidade, Klaus Toepfer. "Uma delas é econômica. Nosso fracasso em avaliar os bens e serviços vindos de águas internacionais e em valorizar os benefícios com uma visão estreita, em favor de poucos, está empobrecendo a todos".