Título: Passageiros temem perder as milhas
Autor: Isabel Sobral e Ricardo Grinbaum
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2006, Economia & Negócios, p. B16

Receosos com o futuro da Varig, participantes do Programa Smiles estão procurando as lojas da companhia para trocar suas milhas por passagens ou transferi-las para empresas internacionais da rede global Star Alliance.

Ontem à tarde, parte do movimento na loja da Varig, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, era de clientes querendo trocar milhagem. O administrador de empresas Milton Zanella estava na fila tentando transferir suas 75 mil milhas para uma das empresas da Star Alliance. Como o administrador não tem previsão de viajar nos próximos meses, optou por marcar a passagem para daqui um ano. ¿Não quero que a Varig quebre, é uma ótima empresa, mas tenho medo de perder a milhagem¿, disse.

O empresário Marcelo Udlis, que também estava na fila, criticou as especulações em torno da falência da Varig. Disse que o atendimento da companhia continua sendo o melhor, se comparado ao das outras empresas aéreas brasileiras. Mas, por via das dúvidas, decidiu ir até a loja de Congonhas trocar parte de suas 150 mil milhas para os filhos viajarem nas férias.

Ontem à tarde, os balcões de check-in da Varig em Congonhas estavam pouco movimentados em relação aos das demais companhias. Em alguns momentos, havia mais gente trocando milhas na loja do que nos balcões. Segundo o gerente da empresa no aeroporto, Edevaldo Chechetto, o movimento era normal para uma segunda-feira à tarde. ¿Às segundas e terças, oferecemos mais vôos no período da manhã. O fato de haver pouca gente embarcando não tem nada a ver com a crise financeira da Varig¿, disse.

Chechetto garantiu que o aproveitamento da companhia continua estável, em alguns casos até superando 2005, mas afirmou: ¿Se o cliente continuar sem voar, a recuperação será ainda mais difícil¿.