Título: Caravana de prefeitos pede Serra candidato
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2006, Nacional, p. A10

Abaixo-assinado de 128 tucanos apela para que ele concorra em SP

Ganha cada vez mais força a candidatura de José Serra (PSDB) ao governo de São Paulo. Ontem, o prefeito de São Paulo recebeu apelo de 128 - de um total de 208 - prefeitos tucanos no Estado para que renuncie ao comando da maior cidade do País e dispute o Palácio dos Bandeirantes.

Os prefeitos do PSDB estiveram na Prefeitura de São Paulo no início da tarde. Primeiro, foram recebidos pelo secretário de Governo, Aloysio Nunes Ferreira, e, depois, rapidamente saudados por Serra - preocupado com a tentativa do PT de caracterizar visita como ato de infração à legislação eleitoral.

Os tucanos entregaram ao prefeito um abaixo-assinado no qual solicitam que ele "reflita com carinho" sobre a possibilidade de disputar a sucessão do governador Geraldo Alckmin. Liderados pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, eles saíram animados. "Muitos problemas da capital passam pela parceira com o Estado", comentou Mourão, ao destacar que ao renunciar ao cargo de prefeito Serra não estaria "abandonando" a cidade no início do segundo ano de mandato.

Segundo os participantes do encontro, o prefeito mostrou-se "sensibilizado" com a manifestação.

"Não disse nem que é nem que não será candidato. Apenas que vai analisar o pedido que nasceu de forma natural da base do partido", destacou Mourão, escalado para falar em nome dos prefeitos tucanos.

À noite, foi a vez de os vereadores demonstrarem apoio à candidatura de Serra ao governo. Da bancada, formada por 12 parlamentares do PSDB, faltaram apenas 3 - um dos quais, José Aníbal, está inscrito como pré-candidato do partido ao Palácio dos Bandeirantes. Hoje, é a vez dos 22 deputados estaduais do PSDB manifestarem apoio a Serra. Eles prometem visitar o prefeito por volta das 15 horas para reforçar o movimento e convencê-lo a disputar a eleição ao governo paulista.

Embora ainda não tenha dito nem sim nem não, Serra tem sinalizado, segundo seus interlocutores políticos, que, diante do "apelo partidário", enfrentará o desafio. Um dos tucanos com trânsito no gabinete de Serra disse ontem que o prefeito até já teria cortejado o atual secretário de Educação, José Aristodemo Pinotti (PFL), para ser seu vice. O PFL, porém, prefere que o posto seja ocupado pelo presidente da Associação Comercial de São Paulo, o empresário Guilherme Afif Domingos.

CARRO OFICIAL

Um dos prefeitos tucanos que estiveram no encontro com Serra ontem, João Jorge Tadeu, de Itacaré, foi flagrado deixando a Prefeitura paulistana em carro oficial - o que é irregular, pois o encontro era um assunto de interesse partidário. Por meio de sua assessoria, ele informou que estava em São Paulo para uma reunião na CDHU e, de lá, seguiu a pé até a Prefeitura e que "só chamou o carro na saída porque estava chovendo".