Título: Aérea protesta contra alerta feito em site do governo inglês
Autor: Nilson Brandão Junior e Felipe Werneck
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/04/2006, Economia & Negócios, p. B1

O governo britânico divulgou ontem, num site oficial, alerta para que os usuários do transporte aéreo no Brasil atentem para o fato que a Varig está sob "risco iminente de colapso" e que seus cidadãos deveriam considerar outras alternativas.

A Varig protestou e pediu retratação ao Foreign&Commonwelath Office (FCO), órgão equivalente ao Ministério das Relações Exteriores. "Nossa atitude é de protesto. Nossa operação neste feriado foi mais do que normal. Queremos saber a razão dessa recomendação", disse o diretor de Vendas, Carlos Musi. Segundo a empresa, não houve cancelamentos de vôos ontem.

Em Londres, o escritório regional da Varig encaminhou ao FCO pedido de revisão da recomendação e retirada da mensagem no texto.

O site informa que a Varig está em "sérias dificuldades financeiras" e que muitos vôos internacionais e domésticos foram cancelados ou partiram com atraso nas últimas semanas.

Complementa que a empresa é privada e que o governo brasileiro já declarou que não vai ajudar, citando, em seguida, o risco de colapso. O Itamaraty não comentou o caso.

A nota também avança com comentários a respeito da segurança no País. "Os níveis de crimes e violência são altos, principalmente nas grandes cidades. Você deve ficar atento, principalmente quando sair à noite. Contudo, a maioria das visitas ao Brasil são sem problemas", registra também a nota do FCO sobre recomendações de viagem ao Brasil.

Num outro trecho, registra, ainda, que o transporte aéreo é basicamente bem regulado e seguro no País, citando, entretanto, o acidente com "uma companhia pequena", ao se referir à queda de um avião da Team, na semana passada.

Musi qualificou o que ocorreu como "alarmismo" e disse que há dois anos um jornal estrangeiro informou que a empresa poderia parar.