Título: Casa Branca promoverá mudança de pessoal
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2006, Internacional, p. A1

A Casa Branca anunciou ontem que fará mudanças na administração do presidente americano, George W. Bush, "para revitalizar a equipe e dar-lhe nova energia". O anúncio coincide com o momento em que o governo Bush chega ao nível mais baixo de popularidade - com apenas 36% de aprovação - e o Partido Republicano começa a reorientar suas políticas para manter a maioria na Câmara dos Representantes e no Senado nas eleições de meio de mandato, em novembro.

O novo chefe de gabinete de Bush, Joshua Bolten, que assumiu o cargo na sexta-feira, convidou ontem todos os funcionários mais graduados da administração que estejam pensando em renunciar até o fim do ano para que o façam agora, disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan. O porta-voz acrescentou, no entanto, que nenhum desses funcionários havia ainda anunciado a intenção de renunciar.

Bolten ocupou a chefia do gabinete em substituição a Andrew Card - que acompanhava Bush havia mais de cinco anos e anunciou sua demissão no mês passado, em meio a tensões com o Congresso e a constatação das altas taxas de desaprovação de Bush.

"Josh (Bolten) falou conosco e nos disse o que espera de seu novo cargo num período de desafios", disse McClellan. "Seguimos comprometidos com uma guerra global contra o terrorismo, e essa, é claro, é nossa prioridade mais alta. Mas há outras prioridades a que devemos atender."

Bush deu plena autoridade a Bolten para fazer mudanças. De modo geral, poucas mudanças foram feitas no gabinete do presidente desde sua chegada à Casa Branca e a maior parte dos secretários e assessores graduados permanece no cargo há vários anos. Bolten já se reuniu com vários funcionários da administração nos últimos dias e planeja manter novos encontros a portas fechadas nas próximas semanas, informou McClellan.

O porta-voz, porém, não especificou quais cargos poderiam ser alterados, mas deu a entender que ele mesmo poderia deixar o seu. "Dois anos neste trabalho é um longo tempo e eu tenho plena consciência disso", disse.

A primeira tarefa de Bolten como chefe de gabinete deverá ser preencher dois postos-chave da administração: o de diretor do escritório de orçamento, que era ocupado por ele mesmo, e o de conselheiro de política interna, que era ocupado por Claude Allen.

Allen enfrenta acusações de ter cometido pequenos roubos em lojas de departamento de Maryland.

ILLINOIS O ex-governador de Illinois George Ryan, republicano, que ganhou fama por declarar uma moratória da pena de morte em seu Estado, foi declarado culpado ontem de fraude, evasão de impostos e outros crimes econômicos. Ryan, de 72 anos, pode ser sentenciado a até 20 anos de prisão. O julgamento durou mais de cinco meses. Ryan estaria no centro de uma rede de negociatas para enriquecer amigos em troca de favores para ele e sua família.