Título: Grupo de SP briga por tucano
Autor: Suely Caldas
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/03/2006, Nacional, p. A6

O grupo de São Paulo - formado pelos economistas Yoshiaki Nakano, Luiz Carlos Bresser Pereira, José Roberto Mendonça de Barros e Luiz Carlos Mendonça de Barros - está em campanha para conquistar Geraldo Alckmin. Os tucanos paulistas querem evitar que o grupo do Rio, formado por economistas da PUC e o time da Casa das Garças, entre eles Edmar Bacha, Armínio Fraga, Pérsio Arida e Ilan Goldfajn, voltem a pautar a política econômica.

O grupo de São Paulo espera evangelizar Alckmin, levando o candidato a adotar suas idéias menos ortodoxas para a economia: redução mais rápida dos juros, eliminação de vulnerabilidade externa e mais intervenção no câmbio (embora haja divergências dentro do grupo sobre algumas questões). "Alckmin terá de fazer uma opção entre o grupo de São Paulo e o grupo do Rio", diz Bresser, ex-ministro da Fazenda. "Não existe a hipótese de ele ficar em cima do muro."

Gilberto Dupas, coordenador do Grupo de Conjuntura Internacional da USP, não vê o cenário de forma tão positiva. "A derrota de Serra deixou um vazio na discussão de alternativas de política econômica", diz. No governo Fernando Henrique, o grupo do Rio de Janeiro foi, de longe, o mais influente.