Título: Nas raízes de Alckmin, um mundo de classe média
Autor: Paulo Moreira Leite
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/03/2006, Nacional, p. A9

Em Pindamonhangaba, de 120 mil habitantes, não há shopping center nem infernos de violência

Procurar pelas raízes do governador Geraldo Alckmin, candidato à Presidência pelo PSDB, é atravessar as fronteiras do interior paulista em Pindamonhangaba - cidade sem shopping center, com bolsões de miséria, mas sem infernos de violência, onde todo mundo parece classe média.

Nascido e criado nesta cidade de 120 mil habitantes, Alckmin foi o prefeito mais jovem e deputado federal campeão de votos. Cravou 72% contra 28% de José Genoino em 2002. Em 2006, parece ofensa pessoal lembrar os bons números de Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas. Chamado de Geraldinho para não ser confundido com o doutor Geraldo, seu pai, exibe uma musculatura respeitável. Na Câmara, o PT perdeu os dois representantes eleitos no ano passado. "Quem não apoiar Alckmin vai ficar quieto", afirma Natanael dos Santos, ex-petista, agora no PDT.

Geraldinho já era motivo de homenagem antes de vencer José Serra. A fazenda onde passou a infância deve ser transformada em memorial pela prefeitura. O museu da cidade prepara-se para abrigar uma coleção de objetos pessoais que recebeu como governador.

Os negócios, a vida cotidiana e também a luta política da cidade têm um horizonte de famílias que se freqüentam e velhos amigos que se conhecem. Os cargos na prefeitura e na Câmara envolvem uma dança de cadeiras de pais, avôs e irmãos.

Dos anos 50 aos 70 a política da cidade foi dominada por três prefeitos que se revezavam no cargo. Hoje, João Ribeiro, filho de um deles, ocupa a cadeira do pai na prefeitura. João é amigo de infância de Alckmin. O vice-prefeito João Bosco Nogueira tem um irmão casado com a irmã mais velha de Alckmin. João Bosco foi prefeito duas vezes e ao final de um dos mandatos fez de Geraldinho seu sucessor. Um irmão da primeira-dama Lu Alckmin ocupa uma subprefeitura da cidade. O marido de uma de suas irmãs responde por uma secretaria. Uma sobrinha do governador é a única mulher na Câmara de Vereadores.

Antecessor de Ribeiro, o empresário Vito Ardito Lerário comandou Pindamonhangaba por 16 anos. Integrante do PSDB, venceu a primeira eleição apoiado por Alckmin. Ardito, que não respondeu aos pedidos de entrevista, deixou a prefeitura acompanhado por várias denúncias. Um vereador do PSDB que cobrou investigações mais amplas foi expulso do partido. Em pleno século 21, estas conexões sugerem um mundo político primitivo. "É errado enxergar nepotismo ou coronelismo", afirma o médico José Lelis Nogueira, irmão do vice-prefeito e pesquisador da história da cidade. "Nossa população tem dificuldade para organizar seus interesses."

Nesse universo onde o novo se encontra com o velho, nem os adversários tentam envolver Alckmin em irregularidades. Quando assumiu a prefeitura, há 30 anos, não havia um posto de saúde. Deixou cinco. Criou creches e asfaltou ruas.