Título: Juro menor e novo mínimo animam o comércio
Autor: Vera Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2006, Economia & Negócios, p. B5

O comércio espera uma retomada mais forte nos negócios a partir do mês de maio. Na avaliação do varejo a nova queda na taxa Selic, esperada na reunião do Copom de amanhã, somada ao reajuste do salário mínimo, além do aumento dos gastos públicos, que põe mais dinheiro em circulação no mercado, vão beneficiar o consumo.

O movimento das vendas na primeira quinzena de abril, embora positivo, foi enfraquecido pelos feriados. A exceção foi o resultado da Páscoa. As vendass de última hora, segundo revela pesquisa do Serasa, contribuíram para um crescimento de 14 a 16 de abril de 28,1% em relação ao período de 25 a 27 de março do ano passado.

No Wal-Mart, por exemplo, os resultados superaram as expectativas. As vendas de ovos e vinhos aumentaram 20% na comparação com igual período em 2005. A rede atribui à antecipação da chegada dos produtos às lojas e ao crediário o bom desempenho.

O Pão de Açúcar vendeu 1,2 mil toneladas de bacalhau, cerca de 15% a mais na comparação com a Páscoa de 2005. O Carrefour registrou crescimento em torno de 20% na venda de ovos e de bacalhau.

As lojas especializadas em chocolate tiveram no feriado de 14 a 16 um aumento nas consultas ao crediário de 13,5% em relação a igual período em 2005, segundo levantamento da Autofax, que atua na área de tecnologia para concessão de crédito.

Nas lojas de departamento o crescimento nas consultas para compra de ovos de chocolate chegou a crescer 58%, conforme a mesma pesquisa.

A partir do início de maio o comércio começa a se preparar para as vendas de Dia das Mães e espera crescimento no crediário. Na primeira quinzena de abril o movimento de vendas a prazo foi considerado morno pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) cresceram 2,3% na comparação com igual período no ano passado. As consultas ao Usecheque, que mostram as vendas à vista, puxadas pela Páscoa, tiveram alta de 5,2% na mesma comparação.

A inadimplência preocupa. Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) revela que na região metropolitana o porcentual de consumidores endividados recuou de 63% em março para 61% em abril. Mas a inadimplência subiu de 42% no mês anterior para 45% este mês. O consumidor está endividado com a a expansão do crediário desde o ano passado. "A renda cresceu pouco e a inadimplência deve continuar elevada", prevê a assessora econômica da Fecomércio, Kelly Carvalho.