Título: Para Fiesp, resultado ainda reflete 2º semestre
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2006, Economia & Negócios, p. B3

Para o empresário Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Palo (Fiesp), o desemprego em fevereiro ainda reflete a desaceleração do ritmo de crescimento da economia no segundo semestre do ano passado. Segundo ele, a evolução da atividade econômica demora de três a quatro meses para ter impacto no emprego.

O diretor da Fiesp argumenta que, em momentos de incerteza, as empresas aumentam primeiro o uso de horas extras, o que diminui os custos de admissão e de demissão no caso de eventual retração da atividade. A entidade já detectou aceleração no ritmo de atividade da indústria paulista em novembro, dezembro e janeiro. Os números de fevereiro serão divulgados na próxima semana. "Se o resultado continuar positivo, haverá uma recuperação maior do emprego da indústria paulista a partir de maio", diz Francini.

De acordo com a Fiesp, em fevereiro as indústrias no Estado abriram 2,6 mil postos de trabalho, o que representou alta de 0,12% no nível de emprego do setor, na comparação com janeiro.