Título: Consumo industrial de energia cai no Sudeste
Autor: Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2006, Economia & Negócios, p. B3

Queda na região foi de 1,4% em janeiro, mas nas demais houve aumento de 1,7%

O consumo industrial de energia elétrica caiu 1,4% na Região Sudeste, área mais industrializada do País, em janeiro de 2006. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o desempenho reflete o comportamento tímido da produção industrial na região, que foi exceção em um mês de crescimento generalizado no consumo nacional de energia.

No País, as vendas de eletricidade aumentaram, em média, 1,7% em relação a janeiro do ano passado, atingindo 28,3 mil gigawatts/hora (GWh). Esse volume representa crescimento de 4,6% no consumo acumulado em 12 meses, informou a EPE.

O segmento industrial, que totalizou 12,2 mil GWh, cresceu 1,2% ante janeiro de 2005, puxado pelo desempenho da Região Sul, cuja alta foi de 8,3%. Esse resultado, contudo, reflete apenas um efeito estatístico, uma vez que a base de comparação é muito baixa, em razão das conseqüências da forte estiagem na região no verão do ano passado, o que culminou com a quebra da safra agrícola.

Na Região Norte, o aumento do consumo industrial de energia em janeiro foi de 2,1%; no Nordeste, de 3,1%; e no Centro-Oeste,de 2,3% - sempre na comparação de janeiro com janeiro.

O desempenho do consumo de energia pela indústria, segundo a EPE, é "aderente ao desempenho da produção industrial verificado no período". Esse segmento representa quase 45% do mercado brasileiro de energia.

A classe residencial, que encerrou o ano passado com expansão de 5,4% ante o ano anterior, apresentou em janeiro de 2006 aumento de apenas 0,6%.

Segundo a EPE, a redução no ritmo de aumento é reflexo das menores temperaturas neste verão, principalmente nos Estados do Norte e do Nordeste, onde o forte calor no ano passado teve influência sobre as estatísticas do mercado de energia.

Já o segmento comercial teve, em janeiro, um crescimento de 3,6% no País, mantendo-se, dessa forma, na liderança do crescimento do mercado nacional. De acordo com o levantamento da EPE, a Região Sul novamente apresentou o melhor resultado para essa categoria de consumo, assinalando crescimento de 6,3%.