Título: Suspeito não desmente ataque na Bolívia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2006, Internacional, p. A14

Americano diz que não se declara culpado pelas 2 explosões por instrução de advogado

REUTERS, AP E AFP LA PAZ

O suspeito americano de ter perpetrado os ataques a bomba contra dois hotéis de La Paz, identificado como Claudio Lestat D'Orleans, não negou a autoria dos atentados, mas disse ontem que não se declararia culpado "por conselho" de seu advogado. Duas pessoas - um casal boliviano - morreram e sete ficaram feridas na explosão dos hotéis, ambos localizados nas proximidades do centro de La Paz, na noite de terça-feira e madrugada de quarta.

A segunda suspeita, a uruguaia Alda Ribeiro, atribuiu toda a responsabilidade pelo duplo atentado ao namorado. "Sou inocente, ele fez tudo pelas minhas costas, eu não sabia de nada disso", disse Alda, de 45 anos, que também está presa. Em algumas fotos apreendidas pela polícia, ela aparece nua, posando sobre caixas de explosivos. "Ele (D'Orleans) fez algo muito grave para a Bolívia, contra essa gente inocente, algo que não se pode fazer."

Fontes judiciais bolivianas afirmaram que D'Orleans, de 24 anos, agiu aparentemente por insanidade mental. Em seus depoimentos, ele se declarou "partidário" de Osama bin Laden, disse odiar o presidente americano, George W. Bush, e afirmou que viajou à Bolívia para "semear o terror".

De acordo com o promotor Carlos Fiorilo, trata-se de alguém à procura de celebridade instantânea. Durante o depoimento, pediu um aparelho de TV para ver a repercussão das explosões. "Vibrava quando via as imagens e perguntou quantos mortos houve", disse o promotor. Ao receber a resposta, mostrou-se desapontado, segundo Fiorilo. "Queria ter matado 100 no primeiro hotel e 100 no segundo", teria dito.

As autoridades bolivianas afirmaram ainda que D'Orleans pediu para ser entrevistado por algum jornalista de uma agência de notícias internacional. Ele disse também que é um "alto sacerdote de uma religião pagã".

A agência de notícias Associated Press informou que o verdadeiro nome do suspeito é Triston Jay Amero, nascido na Califórnia, onde passou vários anos em reformatórios. Adotou o nome que usa agora depois de tornar-se um andarilho pela América do Sul. Lestat é também o nome do vampiro que protagoniza a novela da escritora Anne Rice - vivido pelo ator Tom Cruise no cinema. Esteve preso na Argentina por ter tentado explodir um caixa eletrônico e se descreve como "refugiado político". Além de Bolívia e Argentina, seu passaporte registra passagens por Paraguai e Uruguai.

ACESSO AO MAR

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu ontem que a Organização dos Estados Americanos (OEA) seja mediadora de um novo tratado entre seu país e o Chile, para que os bolivianos voltem a ter uma saída para o mar. A Bolívia perdeu seu litoral para o Chile durante a Guerra do Pacífico, há 127 anos. Por causa da disputa, os dois países não mantêm relações diplomáticas.