Título: Tendência é investir em criatórios integrados
Autor: Beth Melo
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Agrícola, p. G6

Embora muitas unidades de processamento possuam engorda própria, a atividade caminha para a integração. Os integrados ficam num raio de até 300 quilômetros das indústrias, segundo Capobianco, da Geneseas Aquacultura, empresa que processa diariamente 6 toneladas de peixe bruto, com 70% da produção voltada para a exportação. Ele conta que cerca de 60% da produção é fornecida por cinco parceiros integrados e o restante é produção própria, sendo que 90% são destinados ao mercado externo.

A unidade de engorda de tilápias da empresa fica no reservatório Nova Avanhandava, próximo a Buritama, onde estão instalados 180 tanques-rede, cada um com capacidade para 10 mil peixes pequenos. A empresa também produz os alevinos e vende os juvenis para o integrados, com 2 meses de idade e cerca de 20 gramas. "Leva de seis a sete meses para alcançar peso médio de 900 gramas, dependendo do clima e da temperatura da água", afirma Capobianco. O peixe é retirado na propriedade e o integrado recebe cerca de R$ 2,25 pelo quilo de peixe vivo.

FALTA PEIXE

A Tilápia do Brasil, com planta de processamento de pescado em Buritama (SP), começou a exportar em outubro de 2004. Atualmente, segundo o diretor-presidente da empresa, Rubens Graça Maset, são processadas 12 toneladas de filés por semana, sendo 80% da produção para exportação - 90% da produção é direcionada aos Estados Unidos e o restante para o Canadá. Os embarques têm crescido e a previsão, de acordo com Maset, é fechar 2006 com produção semanal de 20 toneladas de filés de tilápias. "A atividade é nova e não há peixe suficiente para atender à demanda", afirma, e também aponta como problema para o setor a baixa cotação do dólar que baliza o preço do peixe.

Maset anuncia para o primeiro semestre deste ano o sistema de integração com criadores da região do Rio Tietê para a engorda de tilápias. "Vamos fornecer os alevinos e a ração e comprar a produção", conta Maset, acrescentando que o projeto está na fase de adequação, de licença ambiental e definição dos termos da integração.