Título: Lula fará festa em plataforma da Petrobrás
Autor: Nicola Pamplona e Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Nacional, p. A5

O governo escolheu a dedo a data da cerimônia que marcará o início oficial da auto-suficiência na produção de petróleo. No feriado de sexta-feira, dia de Tiradentes, mártir da independência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionará simbolicamente a plataforma de produção de petróleo P-50, eleita pela Petrobrás como o símbolo da conquista. O presidente vai acompanhar a extração do primeiro barril de óleo da unidade, que tem capacidade para produzir até 180 mil barris por dia.

A expectativa é de que o gesto do presidente repita em parte o que Getúlio Vargas fez quando acionou simbolicamente o primeiro poço de extração da Petrobrás - e depois mostrou a mão suja de óleo para os fotógrafos -, disse o diretor de exploração e produção da estatal, Guilherme Estrella. Por questões de segurança, apenas fotógrafos e cinegrafistas foram convidados a acompanhar a visita à P-50.

BANDEIRA

Será a segunda vez que Lula embarcará na plataforma. No início do ano, ele participou de cerimônia que comemorou a conclusão das obras da plataforma, no estaleiro Mauá-Jurong, em Niterói, região metropolitana do Rio. Na ocasião, disse que gostaria de estar presente quando a unidade começasse a produzir petróleo, para anunciar aos brasileiros que o País atingiu a tão sonhada auto-suficiência. A conquista é encarada pelo governo como importante bandeira política em ano de eleições presidenciais.

Outra cerimônia será realizada no Rio, no fim da tarde de sexta-feira, com participação de políticos, empresários e empregados da companhia. Além de Lula, devem ter acesso ao microfone os ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, a governadora do Rio, Rosinha Garotinho, e o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli.

A estatal prepara uma extensa campanha publicitária para comemorar a auto-suficiência, que deve ir ao ar nos próximos dias. A idéia é explicar ao brasileiro o significado da conquista. "Esta semana estamos lançando uma pergunta a cada brasileiro: procure em sua casa alguns objetos que tenham o petróleo participando de alguma maneira da cadeia", disse o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli.