Título: PSDB mantém pressão pela candidatura Serra
Autor: Ana Paula Scinocca, Elizabeth Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2006, Nacional, p. A10

Depois dos prefeitos, ontem foi a vez de a bancada estadual manifestar apoio ao prefeito

Depois de ter recebido anteontem um apelo formal de 128 prefeitos tucanos do interior do Estado para ser candidato ao governo paulista em outubro, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), recebeu ontem outra manifestação - desta vez da bancada estadual do partido, formada por 22 deputados.

O encontro, que teve clima de ato público, foi mais um lance na tarefa de convencer o prefeito a deixar o cargo e mergulhar na disputa estadual. Segundo parlamentares tucanos, é justamente isso que Serra deseja: a demonstração pública de apoio de todos as alas do PSDB.

Na continuação dessa estratégia, hoje será a vez do encontro com os parlamentares da bancada federal. "Com isso, fecha-se o ciclo de manifestações em favor da candidatura e fica mais próximo o anúncio", confidenciou um dos deputados presentes ao encontro de ontem.

Mas é difícil, adverte esse parlamentar, que o anúncio saia até o fim desta semana. Um dos motivos é que o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), ainda está nos Estados Unidos e só deve voltar na segunda-feira. Antes do anúncio oficial, Tasso e Serra devem se encontrar para uma última conversa.

Outro ponto a ser resolvido para bater o martelo e definir a candidatura de Serra é a resistência do vereador José Aníbal, que continua decidido a manter a pré-candidatura. A tarefa de demovê-lo, segundo informações de outros parlamentares, estaria a cargo do deputado estadual Edson Aparecido.

"O PSDB já cumpriu três mandatos e, para que haja continuidade nesse modelo de gestão do partido é fundamental, para todos nós, que o prefeito José Serra aceite ser o candidato a governador de São Paulo", observou o líder da bancada estadual, deputado Ricardo Trípoli, numa coletiva logo após o encontro.

"Saímos daqui muito entusiasmados com a maneira como fomos tratados ", disse Trípoli. "Mais do que isso, com a empolgação e com a quase certeza de que ele deve se pronunciar em breve." O deputado comentou, ainda, que as manifestações de apoio à candidatura Serra hoje extrapolam o PSDB e são registradas em outros partidos, como PDT e PPS.