Título: Angela terá punição leve pela 'dança da pizza'
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Nacional, p. A9

O corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), recomendou que a Mesa Diretora faça uma censura verbal à deputada Angela Guadagnin (PT-SP) por ter dançado no plenário ao comemorar a absolvição de João Magno (PT-MG), que admitiu ter usado caixa 2 em duas campanhas.

Pelo regimento da Câmara, a censura pode ser aplicada pelo presidente da Casa sem necessidade de concordância dos demais membros da Mesa. Nesse caso, o processo não segue para o Conselho de Ética. Assim que Angela for censurada, pode reassumir sua vaga no Conselho de Ética, de onde foi afastada por seu presidente, Ricardo Izar (PTB-SP).

A censura pode ocorrer no gabinete de Aldo ou no plenário. O regimento não define onde ela deve ser feita. A última repreensão foi a Francisco Gonçalves (PTB-MG), censurado em plenário por ter declarado ter visto malas de dinheiro na Câmara.

Ao propor a censura, Nogueira concluiu que a conduta de Angela foi inadequada e feriu a imagem da Casa. Depois de sua comemoração, que ficou conhecida como a "dança da pizza", a Corregedoria da Câmara recebeu pedidos de abertura de investigação contra a deputada de Aldo, de Jair Bolsonaro (PP-RJ) e do presidente do PPS, Roberto Freire (PE).