Título: Itamar confirma que quer disputar Planalto
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Nacional, p. A10

O ex-presidente Itamar Franco confirmou ontem que é pré-candidato do PMDB à Presidência e está disposto a levar seu nome à convenção nacional do partido, em junho, em uma eventual disputa com o ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

Os dois pré-candidatos se reúnem hoje, em Brasília, com presidentes de diretórios estaduais e candidatos do PMDB a governador para discutir a conveniência da candidatura própria, diante da regra da verticalização, que proíbe alianças nos Estados entre partidos adversários na disputa presidencial.

Exatos 15 dias depois de a ala governista ser derrotada na ofensiva para convocar uma convenção nacional em maio e derrubar, de vez, a candidatura própria, o governo pode sofrer um novo revés na reunião dos peemedebistas. O encarregado da contabilidade política em favor da candidatura própria e presidente do PMDB de Minas, deputado Fernando Diniz, disse que o resultado do levantamento que ele próprio concluiu ontem deixou os pré-candidatos "eufóricos".

"Os números demonstram que a maioria do partido quer candidato próprio", resumiu Diniz, ao prever que presidentes de 12 a 14 diretórios estaduais confirmarão, na reunião de hoje, o desejo de lançar candidato a presidente.

Somados os votos dos 14 Estados na convenção nacional, ao menos em tese a candidatura própria teria o apoio de 63% do PMDB.