Título: Para d. Tomás, tucano é candidato da direita
Autor: Gilse Guedes e Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Nacional, p. A10

O conselheiro da Comissão Pastoral da Terra (CPT) d. Tomás Balduíno disse ontem em Brasília que os movimentos sociais optaram por apoiar a reeleição do presidente Lula diante do risco de eleger "o candidato da direita", personificado pelo tucano Geraldo Alckmin. Segundo o bispo, os movimentos sociais "morrem de medo de que o País volte para a direita".

"Nós nos agarramos no Lula, embora continuemos a criticá-lo", afirmou, contando que acha "insatisfatórias" as ações federais na área agrária. Ele classificou de "golpe de última hora" a proposta de impeachment.

D. Tomás disse que invasões de terras aumentaram no governo Lula porque os trabalhadores pensaram que era a grande chance de conquistar a reforma agrária. "No governo Lula cresceu o número de ocupações. Foi assustador. O pessoal achou que agora era vez, mas encontrou como obstáculo o agronegócio."

Em Rondonópolis (MT), Alckmin respondeu que o bispo o associa à direita por não conhecê-lo bem. "Quero muito bem a d. Tomás. Conversei com ele várias vezes sobre problemas de reforma agrária em São Paulo. É mero desconhecimento", disse.

"D. Tomás vai poder verificar que o governo Alckmin vai ser muito mais progressista do que o de Lula. Esses conceitos de direita e esquerda são equivocados", afirmou. "Lula tem a taxa de juros mais alta do mundo e eu é que sou de direita? São Paulo cresceu 7,6% do PIB em 2004 e o Brasil cresceu 2,3% no ano passado."