Título: Lu Alckmin pedia as peças, diz estilista ao MP
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Nacional, p. A10

O estilista Rogério Figueiredo confirmou ontem em depoimento ao Ministério Público (MP) paulista que doou entre 2001 e 2003 peças de alta-costura a Lu Alckmin, mulher do ex-governador Geraldo Alckmin. Figueiredo disse que Lu pedia pessoalmente ou por sua assessoria as peças, determinando o modelo e a cor de acordo com o evento.

Ele não soube dizer quantas peças foram ou seus valores, mas afirmou que eram mais do que os 49 admitidos por Lu.

O MP investiga se as doações configuram ato de improbidade administrativa. À época Lu presidia o Fundo de Solidariedade do governo paulista e não registrou as peças recebidas.

Figueiredo enfatizou que não doou as peças para o fundo ou para sua presidente, mas para uma pessoa em evidência na sociedade. Ele sustentou que é comum estilistas fornecerem peças para celebridades porque isso traz prestígio ao profissional. "É muito comum no meio dele esse tipo de permuta", argumentou o advogado do estilista, Vinicius Abrão.

"Pode ser normal, mas não quer dizer que seja correto. Tenho de verificar se isso configura ou não ato de improbidade", disse o promotor encarregado do caso, Saad Mazloum. Ele vai pedir esclarecimentos de Lu, mas ainda não determinou se vai chamá-la para depor ou se pedirá declaração por escrito. Antes, espera do estilista dados como a quantidade exata das peças, as datas das doações e os valores envolvidos.

A assessoria de Alckmin informou que Lu vai se pronunciar no MP quando for notificada. Alckmin preferiu não comentar o assunto.