Título: Oposição vê plano para desmoralizar Nildo
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2006, Nacional, p. A4

'É coisa de governo de bandidos', reage Heloísa Helena

Provocou reações indignadas no Senado a devassa promovida pelo governo na vida do caseiro Francenildo Santos Costa, com sua inclusão entre os suspeitos pela prática de crimes financeiros. Após ouvir técnicos do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) subiu à tribuna para denunciar uma operação para desmoralizar o caseiro.

Para a senadora, ficou claro que houve "orquestração criminosa" com o objetivo de amedrontar e desmoralizar Nildo. "A Caixa tem de explicar isso muito bem explicado; isso é coisa de um governo de bandidos."

"E hoje (ontem), quando era ouvido como testemunha da Polícia Federal, descobriu que estava sendo investigado por lavagem de dinheiro. Logo ele, um filho de lavadeira que quis lavar a podridão do País", criticou. Heloísa Helena questionou a "agilidade" demonstrada pelo Coaf, ao encaminhar, ainda na manhã da sexta-feira, o alerta sobre o caseiro para a Polícia Federal e o Ministério Público.

Segundo ela, a Caixa tem agora de explicar também por que prevaricou, ao enviar suas suspeitas ao Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen) somente agora, após Nildo ter acusado Palocci. "E não em janeiro e fevereiro, quando seu pai biológico, Eurípedes Soares, já tinha feito duas remessas de R$ 10 mil para sua conta. Não me venham dizer que foi coincidência", advertiu a senadora.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou que nada parecido aconteceu com o motorista Eriberto França, que denunciou o então presidente Fernando Collor. "Se acontecer alguma coisa com esse menino, o responsável é o presidente Lula; se o ministro Palocci não se afastar, ele (Lula) vai pagar um preço muito caro", alertou Simon.

O líder do PFL, senador José Agripino (RN), apoiou Heloísa Helena. Segundo ele, o governo está tentando mudar o debate "para figuras menos importantes, como o presidente da Caixa, enquanto o presidente Lula mantém o ministro Palocci escondido no Palácio do Planalto".

No entender do senador Jefferson Péres (PDT-AM), é "tão incrível e imoral o que está acontecendo, que, se fosse num regime parlamentarista, o governo teria caído há muito tempo".