Título: Não há ambiente político nem apoio social, diz Tarso
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Nacional, p. A11

O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, criticou ontem a anunciada disposição do PPS de apoiar o pedido de abertura de processo de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "É uma proposta política, faz parte do papel da oposição, mas não tem racionalidade política nem apoio social", declarou Tarso.

Na sua avaliação, a proposta também não tem racionalidade jurídica nem fundamento ético ou político. "Recebemos (o anúncio do PPS) como um movimento dentro de um ano eleitoral. Mas não tem nenhum tipo de possibilidade de prosperar, porque seria profundamente estranho e degradante para a política brasileira tentar a aventura de impedimento de um presidente que tem o acolhimento de quase 60% da população", argumentou Tarso, após deixar reunião do Conselho Diretor e Comitê Técnico do Observatório da Eqüidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

De acordo com Tarso, um eventual pedido de impeachment seria um atentado ao processo político democrático. "Mas os partidos têm o direito de falar sobre isso. É a regra do jogo."

Tarso afirmou que o governo não tem nenhuma estratégia para o contra-ataque. "Achamos que o cerco político contra o governo está se esgotando por si mesmo."

O ministro insistiu em que o governo quer dialogar com a oposição. "Queremos um clima eleitoral de respeito e civilidade, não fazer contra-ofensiva", disse.