Título: Governo fará nova investida para convencer os russos
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2006, Economia & Negócios, p. B11

Sem conseguir reverter, de forma técnica, o embargo da Rússia à carne produzida em oito Estados brasileiros, o Ministério da Agricultura vai tentar uma nova investida política.

Representantes das Secretarias de Relações Internacionais e de Defesa Agropecuária da Pasta devem se reunir no começo de abril com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Fradkov. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, poderá encontrar-se com ele entre 4 e 6 de abril, quando Fradkov estará em Brasília.

O embargo à carne estará na agenda dos encontros, admitiu fonte da Secretaria de Relações Internacionais do ministério. O Itamaraty está organizando o encontro.

Nesta semana, Rodrigues contou que o presidente Lula escreverá ao presidente russo, Vladmir Putin, para pedir a reabertura do seu mercado. Esse país é o segundo maior importador de carnes do Brasil, atrás da União Européia.

Os embarques de carnes bovina, suína e de frango para a Rússia foram suspensos em 2005, após a confirmação de 40 casos de aftosa em Mato Grosso do Sul (33 focos) e no Paraná (7).

A restrição, imposta aos principais Estados produtores, paralisou o comércio até de subprodutos da carne, mas os contratos fechados até 13 de dezembro foram cumpridos.