Título: Os três tipos da doença
Autor: Adriana Dias Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2006, Vida&, p. A29

A insulina é o hormônio responsável por levar glicose até as células. Na falta total ou parcial do hormônio, a glicose fica concentrada no sangue, já que não tem como penetrar nas células.

Há três tipos de diabete. A tipo 1 é genética e a mais agressiva. Nela, as células do sistema imunológico destroem as células no pâncreas que fabricam insulina. Os pacientes precisam receber o hormônio para sobreviver.

A outra é a diabete tipo 2, que evolui aos poucos e é a mais comum ¿ cerca de 90% dos casos. No início, o pâncreas produz quantidades normais de insulina, mas as células do organismo se tornam resistentes a ela. Com o tempo, o nível de glicose no sangue vai aumentando. As células que fabricam insulina no pâncreas vão se tornando ineficientes, até o momento em que o paciente tem de recorrer às injeções do hormônio.

Recentemente, os médicos identificaram outro fenômeno em pessoas obesas. Batizado de diabete tipo 3, é a associação dos sintomas dos tipos 1 e 2. O paciente tem alterações no sistema imunológico e também desenvolve resistência à insulina. Um dos sintomas mais comuns é quando o diabético tipo 1 passa a precisar de doses cada vez maiores de insulina.