Título: Albright critica a política de Bush para o Iraque
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2006, Internacional, p. A25

A ex-secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright, considera que a política externa do presidente George W. Bush é simplista, por dividir a comunidade internacional entre "bons" e "maus", o que levaria a uma política contraproducente no caso do Irã. Albright chefiou a diplomacia americana no segundo mandato do presidente Bill Clinton (1997-2000).

Em artigo ontem no jornal Los Angeles Times e no britânico The Financial Times, Albright sustentou que "o governo radical (do Irã) foi enormemente fortalecido pela invasão do Iraque". Ela diz que "funcionários (americanos) na linha de frente sabem que não poderão montar um governo que funcione no Iraque sem o beneplácito implícito do Irã". Albright defendeu uma política externa mais realista e pragmática e menos ideológica.

Ela fez três sugestões: que os EUA reconheçam que já não controlam os eventos no Iraque e se conformem em ser árbitro entre as partes; que os EUA repudiem qualquer projeto de mudança de regime em Teerã ("Não porque o regime não deva ser mudado, mas porque o respaldo dos EUA torna esse objetivo menos provável de ser alcançado. Nada fortalece mais um governo radical do que o antagonismo de Washington"); que deixem de seguir uma política unilateralista no Oriente Médio e entrem na "partida de pôquer" que se joga na área.