Título: Bielo-Rússia sofrerá série de sanções
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2006, Internacional, p. A21

Decisão de EUA e União Européia é represália por prisão de manifestantes que protestavam contra eleição

Os Estados Unidos e a União Européia anunciaram ontem que vão impor sanções contra a Bielo-Rússia em retaliação pela repressão das manifestações políticas após as eleições que a Casa Branca consideraram fraudulentas.

O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, disse que Washington agirá em uníssono com a União Européia na aplicação de restrições de viagens e sanções financeiras contra o presidente Alexander Lukashenko e funcionário de alto escalão do governo da Bielo-Rússia. "Pedimos a todos os membros da comunidade internacional que exijam das autoridades na Bielo-Rússia respeito ao direito de seus cidadãos de se manifestarem pacificamente e condenem qualquer abuso", disse McClellan.

"Os EUA pedem às autoridades na Bielo-Rússia que libertem sem demora as centenas de cidadãos que foram detidos nos últimos dias e semanas simplesmente por manifestar suas opiniões políticas", acrescentou.

Pelo menos 200 pessoas foram presas durante os protestos contra o resultado das eleições de domingo. Segundo a comissão eleitoral, o presidente Lukashenko foi reeleito para um terceiro mandato com 82,6% dos votos, enquanto que o principal candidato da oposição, Alexander Milinkevich, obteve apenas 6%.

Na madrugada de ontem, a polícia atacou um acampamento na principal praça de Minsk, prendendo dezenas de manifestantes que tomavam parte dos protestos sem precedente na rigorosamente controlada ex-república soviética. Apesar da repressão das forças de segurança, os manifestantes anunciaram que pretendem realizar hoje um protesto para pedir a realização de novas eleições sem a participação de Lukashenko.