Título: "O povo do Rio vai se orgulhar de tudo que vai ser feito aqui"
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2006, Nacional, p. A14

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou ontem, na assinatura de convênio com a prefeitura carioca para revitalização do porto do Rio, referências à crise política que ameaça o ministro Antonio Palocci. Na cerimônia no Armazém 6, ele retomou o discurso dos tempos de sindicalista e reivindicou melhorias salariais para os trabalhadores da região.

O presidente não fez referência aos ataques da oposição e se retirou antes da apresentação da companhia de dança Aplauso. Mas acabou voltando, inesperadamente, para assistir ao espetáculo.

"O porto vai ficar bonito, o povo do Rio vai se orgulhar de tudo que vai ser feito aqui", disse o presidente. "Mas se o povo que trabalha aqui não estiver satisfeito, a gente só fez o bem pela metade. Então, eu queria pedir aos nossos companheiros do porto que olhassem com carinho essa situação. Queria pedir a vocês que chamassem as empresas que trabalham no porto. Vamos discutir a situação, porque se tem um segmento da sociedade que pede pouco para o governo e muito para Deus são as pessoas que ganham menos salário."

No meio dos presentes, uma faixa assinada por anistiados e sindicalistas dizia: "Quem manda é o povo. Lula de novo."