Título: Lula ataca oposição por "jogo rasteiro" e diz que manterá "ternura"
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2006, Nacional, p. A14

Ele afirma que críticas a Palocci têm objetivos eleitorais e que não deixará de agir 'como presidente'

Em meio às denúncias contra o ministro da Fazenda Antonio Palocci, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que, no governo, manterá o mesmo comportamento de um pai ou uma mãe em relação a um filho. Ao participar da festa dos 100 anos do Porto de Vitória, ele não explicitou se adotará o rigor ou a complacência dos julgamentos familiares, mas sugeriu manter a "ternura" e acusou os adversários e críticos de "jogo rasteiro". "Este é um ano que se depender de alguns o jogo vai ser muito baixo", afirmou.

"Toda vez que vocês estiverem com suas famílias lembrem que o Lula assumiu um compromisso de que, por mais leviana a denúncia e grave o xingamento, estarei me comportando como um pai ou uma mãe."

Lula voltou a sugerir que as acusações contra Palocci têm objetivos eleitorais e muitos ficam "remando" contra para o governo não fazer a "travessia".

No discurso, de improviso, o presidente defendeu a comparação das realizações do governo dele com o dos antecessores, ressaltando ter feito mais pela educação, pelos pobres e pela agricultura familiar.

"A única coisa que peço é que eles (oposicionistas) tenham paciência e permitam que eu faça a comparação entre meus quatro anos e os dez, 15 ou 20 anos dele", disse. "Quero saber quem cuidou mais dos pobres neste País."

TERNURA

Ele afirmou que as conquistas do atual governo incomodam a oposição.

Num trecho do discurso, Lula causou um certo suspenso na platéia ao dizer que "eles sabem que não perderei". Em seguida, completou: "Não perderei em nenhum momento a ternura que vocês me ensinaram a ter."

O presidente sugeriu que os adversários não estão respeitosos com o governo. "Mesmo atacado pela forma mais rasteira, não deixarei de me comportar como presidente da República", disse.

JOGO LIMPO

"Não farei jogo rasteiro, isso é para outro tipo de gente, é para quem não respeita o povo", completou. "Eu não ganhei a Presidência como outros, eu comi muito pó e chorava sozinho."

Em Vitória, Lula visitou as obras do Cais de Capuaba, em Vila Velha.

Depois, atravessou num rebocador a baía de Vitória até o porto. No discurso, ele lembrou que a rede portuária do Espírito Santo é a segunda maior exportadora do país.

O Ministério dos Transportes informou que, no ano passado, o governo investiu R$ 17 milhões no complexo portuário capixaba.

Em 2006, os recursos estimados somam mais de R$ 21 milhões. Na dragagem do canal de Vitória, que dá acesso ao porto, foi retirada uma pedra do fundo do mar que impedia a passagem de 80% dos tipos de navios comerciais em operação no País.