Título: Associação de bancos sugere nova forma de ação ao Fundo
Autor: Rolf Kuntz
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Economia & Negócios, p. B6

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF), associação global de instituições financeiras, divulgou uma carta ao presidente do Comitê Financeiro e Monetário Internacional do FMI (IMFC), Gordon Brown, contendo oito pontos de ações para "forjar uma nova parceria entre FMI, mercados de capitais e países para fortalecer o sistema financeiro global".

Charles Dallara, presidente do IIF, em nome de mais de 345 membros do instituto, diz que o financiamento do FMI tem diminuído e importantes questões surgiram com relação ao papel do Fundo no ambiente globalizado de hoje. Para ele, é preciso uma reforma do FMI, pois há necessidade de novas formas de abordagem pelos participantes do mercado e autoridades nacionais, bem como pelo FMI.

A demanda por assistência do FMI tem declinado, diz a carta, o que, em parte, "reflete alguma redução da influência do Fundo sobre as políticas nos mercados emergentes, uma vez que investidores olham com menor freqüência para o selo de aprovação do Fundo antes de pôr seu dinheiro em risco, e as autoridades nacionais estão adotando responsabilidade crescente na formulação de políticas".