Título: 'A negociadora dos negociadores' passa a ser responsável pelos acordos
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Economia & Negócios, p. B7

Susan Schwab, de 51 anos, é considerada uma especialista nos intrincados detalhes dos acordos comerciais. Nos últimos cinco meses, ela foi a segunda pessoa em importância no Escritório de Comércio americano, assessorando diretamente Rob Portman.

"Sue Schwab é a negociadora dos negociadores. Sua experiência é tudo o que o sistema comercial global precisa neste momento", comentou John Murphy, diretor da Câmara do Comércio dos Estados Unidos.

Fontes oficiais dizem que Susan foi escolhida porque o governo acredita que ela tem a habilidade necessária para conduzir com rapidez as delicadas negociações comerciais com a União Européia (UE) e países em desenvolvimento, como Brasil e Índia, nos debates da Rodada Doha.

Mas para Gary Hufbauer, do Instituto de Economia Internacional (grupo de estudos conservador), ela não tem o perfil de Portman, que tinha bom trânsito entre republicanos e democratas. Ele acredita que a indicação de Susan poderá passar a impressão de que os Estados Unidos estão dando menor importância à questão do comércio.

Impressão diferente tem Franklin Vargo, diretor da Associação Nacional de Manufatureiras : "Susan é uma das maiores especialistas em comércio de Washington, ou talvez do mundo. Ela fazia o lado legislativo, o lado das negociações. Ela fazia de tudo."

ESPECIALISTA Susan tem doutorado em Administração Pública pela Universidade George Washington e começou a trabalhar para o governo federal em 1977, tratando de negociações agrícolas. Foi também especialista em comércio na embaixada americana em Tóquio, e ajudou a redigir a Lei de Comércio de 1998.

Durante o governo de Bush pai, revitalizou o Serviço Comercial Local e Exterior, grupo que fornece especialistas comerciais para as embaixadas americanas.

De 1993 a 1995 ela trabalhou na Motorola, na área comercial. De 1995 a 2003 foi reitora da Escola de Políticas Públicas da Universidade de Maryland. No mesmo ano foi nomeada pelo presidente Bush subsecretária do Tesouro, a primeira mulher a ocupar esse cargo. Em outubro de 2003 ela se demitiu e voltou à Universidade de Maryland, onde presidiu a fundação da instituição, até ser nomeada vice-representante comercial, em novembro.