Título: John Snow deve sair e Zoellick quer o lugar dele
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Economia & Negócios, p. B7

A ida de Joshua Bolten para a chefia do gabinete da Casa Branca, na segunda-feira, reascendeu as especulações sobre a saída do secretário do Tesouro, John Snow. De acordo com vários relatos publicados nos últimos dias nos jornais, Bolten defende a substituição de Snow por um defensor mais ardoroso da política econômica americana. O próprio Bush alimentou as especulações.

Três dias depois de ter reiterado seu "total apoio" ao secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, que está sob pesado ataque de ex-generais, o presidente limitou-se a dizer que o secretário do Tesouro "é um membro valioso" de seu ministério, respondendo a jornalistas sobre a permanência de Snow.

O candidato de Bolten seria o diretor-executivo do Goldman Sachs, Henry Paulson Jr. Mas os planos do chefe do gabinete de Bush esbarram na pretensão de Robert Zoellick ao cargo. No final de 2004, Zoellick, então o representante comercial, aceitou um rebaixamento temporário para o posto de vice-secretário de Estado mediante a promessa de que seria recompensado mais adiante com um cargo ministerial de primeira grandeza.

Agora, diante da saída de Snow, esperada para depois das reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, neste fim de semana, Zoellick teria informado à Casa Branca que deixará o governo se não for nomeado para o Tesouro.