Título: Governo suspeita de novo foco de aftosa em MS
Autor: Fabíola Salvador e Eduardo Magosi
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Economia & Negócios, p. B8

Na reta final dos trabalhos sanitários exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para controlar a doença, o fantasma da aftosa volta a assombrar Mato Grosso do Sul. O Ministério da Agricultura (Mapa) investiga a possibilidade de a doença ter reaparecido em Japorã, no extremo sul do Estado. Há suspeita de aftosa em duas propriedades do município. Mas a primeira análise sorológica, feita em 134 animais suspeitos teve resultado negativo, informou o superintendente do ministério no Estado, José Antonio Felício.

Segundo ele, o resultado é oficial e veio das autoridades competentes de Brasília. Mas ele salientou que este resultado não é definitivo e que novos exames poderão ser pedidos. "Estamos esperando orientação de Brasília", informou. Não está claro se os animais que podem estar doentes estão na área que foi infectada no ano passado ou não. De acordo com a superintendência, a suspeita surgiu durante coleta de rotina em animais da região onde se concentraram os focos registrados em outubro de 2005, nos municípios de Mundo Novo, Japorã, Eldorado, Iguatemi e Itaquiraí.

Felício explicou que os técnicos visitaram as duas propriedades e notaram sintomas de alguma doença vesicular por isso o material foi enviado rapidamente para análise na unidade de Pernambuco do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) na quinta-feira da semana passada e o resultado informado na última segunda-feira. O Ministério da Agricultura não se pronunciou sobre o assunto.

Mato Grosso do Sul teve 33 casos de aftosa. Por causa do problema sanitário, 56 países fecharam, de forma integral ou parcial, suas portas para a carne bovina brasileira. Do total, cerca de 20 casos foram descobertos em Japorã, lembraram fontes da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa. Outros sete casos da doença foram diagnosticados no Paraná.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), João Cavalero, negou ontem que haja qualquer novo foco de febre aftosa no município de Japorã (MS). "O ministério fez coletas de material na região para saber se havia alguma atividade viral, mas nenhum resultado positivo foi comunicado à agência", disse. Ontem, a Iagro iniciou a última fase para restabelecer o status de área livre de aftosa com vacinação. Os animais sentinelas (sem imunização) foram levados às propriedades de Eldorado e Mundo Novo. Japorã será a próxima cidade.