Título: Costa vê pouca chance para padrão europeu
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Economia & Negócios, p. B11

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse acreditar ser difícil a retomada de entendimento com os europeus em torno do padrão para TV Digital porque as negociações já se encerraram, semana passada, com a assinatura do memorando com os compromissos do governo japonês. Mas, ressalvou, somente o presidente Lula pode decidir o envio de uma missão brasileira à Europa para negociar as contrapartidas para a implantação da TV Digital, a exemplo do que foi feito no Japão.

"Essas perguntas (sobre negociações com os europeus) têm de ser feitas ao presidente da República. Nós vencemos uma etapa e, a partir daí, acho que a decisão compete exclusivamente ao presidente", afirmou o ministro.

Costa disse que ele e os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, foram ao Japão porque as negociações com os japoneses estavam adiantadas. "Não sei em que ponto estão as conversações ou os entendimentos com os europeus. Mas evidentemente, se o presidente decidir, nós cumprimos toda e qualquer orientação que parta dele."

Além do padrão japonês de TV digital, o Brasil estudava, também, os padrões americano e europeu. A União Européia, quando tomou conhecimento da formalização do memorando com o governo japonês, reiterou o convite para que a mesma comitiva de ministros vá à Europa.

A assinatura do memorando com os japoneses praticamente definiu na escolha, mas falta o anúncio oficial pelo presidente Lula.