Título: Ministros pedem mais tempo para escolher TV digital
Autor: Karine Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2006, Economia & Negócios, p. B10

Relatório com a opinião de cada um, que deveria ser enviado hoje a Lula, não ficou pronto

Brasília

Os nove ministros que compõem o Comitê de Desenvolvimento da TV Digital não concluíram o relatório no qual darão suas opinões sobre o modelo que o País adotará. A entrega do relatório ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava prevista para hoje, mas o ministro das Comunicações, Hélio Costa, informou que seus colegas ainda necessitam de mais tempo para o detalhar a proposta.

Os ministros deverão opinar qual padrão digital deve ser adotado no Brasil, se o japonês, o europeu ou o americano. Além disso, cada um deles apresentará sugestões sobre o modelo de negócio que deve ser observado nas transações para a implantação da TV Digital.

A proposta de modelo de negócio, diferentemente da escolha do padrão digital, deve ser encaminhada ao Congresso. Costa defende que o modelo figure na Lei de Comunicação de Massa, cujo debate dificilmente ocorrerá neste ano.

Segundo ele, o processo eleitoral dificultará essa discussão no Congresso. Para o ministro, essa é uma discussão de longo prazo. "Vamos esbarrar, no começo, na grande discussão sobre o que é radiodifusão e o que é telecomunicações", afirmou.

Ele continua afirmando, no entanto, que a implantação da TV digital começará neste ano. Integram o Comitê de Desenvolvimento os Ministérios das Comunicações, da Casa Civil, da Ciência e Tecnologia, da Cultura, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Educação, da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão e das Relações Exteriores.

Na reunião do comitê amanhã, de acordo com Costa, serão discutidos detalhes da viagem que uma comitiva de ministros fará ao Japão e à Coréia, no próximo mês. Eles vão negociar a instalação de uma fábrica de semicondutores no Brasil.

Integrarão a delegação os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, além do próprio Hélio Costa.