Título: Entidade avaliou 184 contratos
Autor: Érica Polo
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/04/2006, Economia & Negócios, p. B6

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Pro Teste divulgou estudo recente em que avaliou 184 contratos de planos de saúde individuais e familiares de 16 empresas (exceto de seguradoras). Do levantamento, resultou um ranking de planos que receberam boas e más notas, levando em conta a relação qualidade (coberturas oferecidas)/preço. Entre os critérios usados para a avaliação estão períodos de carência para atendimentos e exames, âmbito territorial, tipo de hospedagem, existência de reembolso de despesas com consultas e possibilidade de transporte de ambulância para hospitais. Foram considerados quatro cenários (perfis de consumidores) para a análise: dois planos familiares (homem de 55 anos, mulher de 46 e filho de 19; homem com 35, mulher com 32 e criança de 1 ano) e dois individuais (mulher de 25 com direito a parto; mulher com 65 anos).

Todos os tipos de planos (hospitalar, ambulatorial, referência e outros) entraram na avaliação. Dentre os planos que oferecem no mínimo a assistência hospitalar mais a ambulatorial se destacaram coberturas da Unimed Paulistana e da Golden Cross, com as melhores notas. As piores notas foram atribuídas a um plano da Unimed Curitiba e a pelo menos outros quatro da DixAmico (ver quadro ao lado). O estudo completo está disponível no site www.proteste.org.br. "É fundamental reforçar que se trata de avaliação de planos e não das empresas. A Unimed Curitiba, por exemplo, oferece outros planos que tiveram notas melhores", diz Samasse Leal, advogada da Pro Teste e responsável pela avaliação. "Todas as operadoras receberam questionários e houve contato telefônico", comenta.

A Unimed Curitiba, em resposta ao Estado, discordou das conclusões apresentadas pela Pro Teste. A empresa aponta equívocos no levantamento - como preços de mensalidades e valor de franquia. Além disso, a operadora alega que foram incluídos em uma mesma avaliação planos completamente distintos. A DixAmico não comentou o resultado da pesquisa porque afirma desconhecer a metodologia utilizada nela.

INSATISFAÇÃO

Dentre os associados da Pro Teste existem muitos insatisfeitos com plano de saúde. Um dos motivos é a negativa de coberturas. Andrea Cardamone teve a cobertura recusada para retirar um mioma em 2005. "A DixAmico alegou preexistência. Mas eu não tinha sintomas e não há laudo da época da contratação do plano." Em resposta a este jornal, a operadora insistiu em que a paciente apresentava a patologia antes da contratação.