Título: Alckmin quer consenso em torno do prefeito
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2006, Nacional, p. A14

Governador tentará convencer Aníbal a sair da disputa

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência, defendeu ontem a busca de entendimento dentro do partido para a definição do candidato à sua sucessão no governo paulista.

Embora tenha demonstrado determinação na disputa com o prefeito José Serra pela candidatura à Presidência, Alckmin não quer que tal disputa se repita na esfera estadual. Por isso, saiu em defesa do prefeito e prometeu uma conversa com o vereador José Aníbal, único tucano que não abriu mão de sua pré-candidatura em favor de Serra.

"Nós vamos buscar uma candidatura só. Hoje você tem um sentimento partidário e um sentimento popular de entusiasmo com a candidatura do prefeito Serra", disse Alckmin.

O governador pretende frear a obstinação de Aníbal e e evitar divergências. "Aníbal é uma pessoa que tem espírito partidário", analisou o governador. "Vou conversar, política é conversa, entendimento."

O presidente do PSDB estadual, Sidney Beraldo, endossou a posição. "Não vejo necessidade de prévias, dado ao grande apoio do partido ao prefeito José Serra."

Aníbal, no entanto, reafirmou que não abre mão da pré-candidatura e cobrou posicionamento do PSDB. "Para mim é indiferente, pode ser qualquer critério (de escolha). Desde que seja legítimo e aprovado pelo diretório estadual", disse o vereador. Aníbal enviou comunicado a 1.700 filiados tucanos no Estado reiterando essa posição.

PLACA

Alckmin aproveitou cerimônia de demolição de um prédio do complexo Tatuapé da Febem, ontem, para cortejar o PMDB, que chamou de "meio primo" do PSDB, pela origem comum no período da ditadura. "Sempre fomos do MDB, do velho e bom manda brasa", disse ele, classificando como "extremamente importante" uma eventual coligação entre o PMDB e o PSDB.

Pouco antes, Alckmin se deparou com a inusitada presença de fiéis escudeiros do ex-prefeito Paulo Maluf. Os vereadores Wadih Mutran e Agnaldo Timóteo, do PP, fizeram questão de entregar nas mãos de Alckmin placa da Câmara paulista homenageando-o. "Sou Geraldo Alckmin futebol clube", alardeava Timóteo, ao lado do constrangido governador. "Queríamos entregar antes, desde o ano passado, e hoje finalmente conseguimos", comemorava.

Questionado sobre a placa, o governador tomou o cuidado de desvencilhar a homenagem da imagem dos dois deputados e de um eventual apoio do partido de Maluf à sua candidatura. "A placa é assinada pelos 55 vereadores da capital", destacou Alckmin. "E fico muito honrado, porque eu sou um apaixonado por São Paulo, embora eu seja um caipira do interior, lá de Pindamonhangaba, lá da roça", brincou, esgotando o assunto.

NOSSA CAIXA

Deputados do PT, PFL e PC do B entram hoje com mandado de segurança no Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo para tentar garantir a instalação da CPI da Nossa Caixa na Assembléia Legislativa. Os petistas convocaram para 16h30 um protesto contra o que chamam de "operação abafa" dos aliados de Alckmin.

Os deputados devem ser recebidos hoje pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Pinho. Querem informações sobre o andamento das investigações do caso e ampliar a denúncia.