Título: Ouro lidera no mês, mas Bolsa ganha no trimestre
Autor: Tom Morooka
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/04/2006, Economia & Negócios, p. B8

Bovespa cai 1,71% em março e sobe 13,44% no ano

O ouro foi a aplicação mais rentável de março, com valorização de 3,07%. As demais posições na corrida dos investimentos ficaram com as aplicações de renda fixa, com destaque para os fundos DI, com rendimento bruto de 1,24%. O dólar comercial pôs fim a dois meses de quedas seguidas e subiu 1,17%. A Bolsa de São Paulo foi o pior investimento do mês, com desvalorização de 1,71%.

Tanto a recuperação do dólar quanto a volta da Bolsa paulista ao terreno negativo, pela primeira vez no ano, refletem o clima de incertezas e volatilidade que permeou os negócios no mês. A instabilidade nos mercados foi alimentada pelo temor de elevação mais forte dos juros americanos e pelo acirramento da crise política interna que levou à queda do ministro Antonio Palocci na segunda-feira.

A Bolsa paulista lidera o ranking de investimentos mais rentáveis nos três primeiros meses do ano, com valorização de 13,44%. Apenas em janeiro a Bolsa subiu nada menos que 14,73%. O dólar comercial, embora tenha avançado 1,17% em março, é o investimento com o pior desempenho no ano, com baixa acumulada de 6,88%, à frente apenas do paralelo, que perde 9,99%. O ouro, líder no mês, ocupa a segunda posição no balanço do trimestre, com valorização de 4,40%.