Título: A CRISE PASSO A PASSO
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/04/2006, Internacional, p. A25

2005

31 de maio

O presidente Jacques Chirac nomeia Dominique de Villepin, homem de sua confiança e seu provável sucessor, primeiro-ministro da França.

2 de agosto

Villepin anuncia a redação de uma nova lei para combater o desemprego que atinge 23% dos jovens franceses menores de 26 anos.

27 de outubro

Dois jovens desempregados, perseguidos pela polícia, morrem eletrocutados num subúrbio pobre de Paris. Isso desencadeia uma onda de violência que se alastra pelo país, com o incêndio de milhares de automóveis e ônibus.

2006

16 de janeiro

O primeiro-ministro anuncia o Contrato Primeiro Emprego (CPE) que, segundo ele, vai reduzir consideravelmente o índice de desemprego entre os jovens pobres da periferia e da classe média. O contrato permite ao empregador demitir sem custos, passado um período de experiência de 2 anos, estabelecido pelo contrato.

31 de janeiro

Entidades estudantis e centrais sindicais promovem sua primeira manifestação contra o CPE, que classificam de flagrante violação das conquistas trabalhistas.

O Parlamento francês, controlado pelo governo, aprova a lei.

11 de março

Recomeçam os protestos com os estudantes ocupando a Universidade Sorbonne.

23 de março

Vândalos misturam-se entre os manifestantes em Paris e iniciam um quebra-quebra, destruindo carros, vitrines e entrando em choque com as forças de segurança.

28 de março

Uma greve e passeatas envolvem mais de 2 milhões de pessoas.

30 de março

O Conselho Constitucional valida o CPE.