Título: Palocci será indiciado quinta por corrupção
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2006, Nacional, p. A4

O ex-ministro Antonio Palocci será indiciado na quinta-feira, em Brasília, no inquérito que investiga seu suposto envolvimento em esquema de corrupção em Ribeirão Preto no segundo período como prefeito da cidade (2001-2002). O interrogatório e o indiciamento serão formalizados por autoridades policiais do Distrito Federal que o ouvirão por carta precatória enviada pelo delegado Benedito Antonio Valencise, de Ribeirão Preto, responsável pela investigação.

A carta é um instrumento oficial que contém as perguntas a serem feitas ao indiciado. Palocci será enquadrado por peculato, quadrilha e falsidade ideológica, crimes que teria cometido, segundo a polícia, ao participar diretamente das fraudes, ordenando adulteração das planilhas de medição da coleta de lixo. O advogado do ex-ministro, José Roberto Batochio, refuta a acusação: "Não há nos autos do inquérito nenhuma prova contra ele."

A polícia sustenta que na gestão do petista dobraram os pagamentos relativos à mesma área de limpeza. O serviço que teria sido superfaturado foi entregue à empresa Leão Leão, maior doadora de campanha de Palocci na eleição de 2000.

Valencise deveria viajar para Brasília a fim de dirigir pessoalmente a audiência. Ontem, porém, foi anunciado que ele está fora da missão. Em seu lugar, irão os promotores de Justiça de Ribeirão Tiago Cintra Essado e Daniel José de Angelis, do Grupo Especial de Combate e Repressão ao Crime Organizado.

O delegado Anivaldo Registro, superior de Valencise, disse que desconhece o motivo da mudança, mas afastou a possibilidade de pressões. "Não há nenhuma pressão, nem de cima nem de baixo, nem de fora nem de dentro."