Título: Recorde de um vice no poder
Autor: Iuri Pitta
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2006, Metrópole, p. C3,4

Kassab tem pela frente mandato de 2 anos e 9 meses como prefeito; maior marca anterior era inferior a 1 ano

O pefelista Gilberto Kassab, que assumiu a Prefeitura anteontem, pode ser o vice-prefeito a ocupar por mais tempo o cargo desde a criação do posto, em 1898. Tem 2 anos e 9 meses até o fim do mandato.

Antes dele, o recorde era do pediatra Wladimir de Toledo Piza, vice de Juvenal Lino de Mattos, no período entre 2 de julho de 1955 a 10 de abril de 1957. Lino de Mattos preferiu sair para disputar uma vaga no Congresso. Toledo Piza ficou no poder durante quase um ano, de 11 de abril de 1956 a 7 de abril de 1957.

Toledo Piza teve um governo tumultuado. Como prefeito, enfrentou críticas da Câmara Municipal por não concordar com um projeto que reduzia os preços das passagens de ônibus da CMTC, empresa municipal, e de ter ameaçado, se a proposta fosse aprovada, reduzir os salários dos funcionários.

Até os colegas do PTB o ameaçaram de expulsão do partido "pelos atos atrabiliários". Toledo Piza ainda se indispôs com os estudantes, por ser contrário às suas passeatas. Mas deixou o cargo com realizações como a de ter ampliado o ensino primário na capital, concluído vários viadutos e pontes que já estavam em obras e contratado o padre dominicano Joseph Lebret para desenvolver um projeto para a cidade, com visão metropolitana.

O cargo de prefeito já foi ocupado em vários momentos pelo vice. Em determinadas ocasiões a passagem foi tão rápida que o substituto nem chegou a aparecer na lista oficial dos governantes do Município. Os motivos de afastamento foram variados. Mas era mais freqüente a saída do titular para concorrer a outro cargo, como fez agora José Serra.

LONGEVIDADE

O primeiro prefeito de São Paulo foi escolhido pelos vereadores e assumiu o cargo em 7 de janeiro de 1899. Antônio da Silva Prado ficou até 1911, mas entregou a cadeira ao vice várias vezes. Pedro Vicente de Azevedo respondeu pelo expediente da Prefeitura em sete ocasiões, entre 1900 e 1904, e Asdrubal Augusto do Nascimento ocupou a posição de Silva Prado seis vezes, de 1905 a 1910.

O barão Raymundo da Silva Duprat foi prefeito de São Paulo entre 16 de janeiro de 1911 e 14 de janeiro de 1914, mas se licenciou do cargo durante seis meses em 1911. Naquele ano, seu vice, João Maurício de Sampaio Viana, assumiu o posto de junho a dezembro.

Pelo mesmo motivo que levou Kassab a ocupar a cadeira de Serra, o prefeito Washington Luís entregou o cargo entre agosto de 1919 e janeiro de 1920 ao vice, Álvaro Gomes da Rocha Azevedo. Washington Luís assumiu a Presidência do Estado, o equivalente ao posto de governador hoje.

Em 1953, depois de 27 anos sem eleição para o comando da cidade, o polêmico Jânio Quadros foi escolhido prefeito. Ele ficou na Prefeitura até fevereiro de 1955, mas entregou o cargo ao vice, José Porfírio da Paz, de 7 de julho de 1954 a 17 de janeiro de 1955. Nesse período, Jânio estava em campanha pelo governo do Estado. Foi eleito, mas ainda cumpriu mais um mês de mandato. Ao assumir como governador, teve Porfírio como vice novamente.

RÉGIS

O vice-prefeito Régis de Oliveira (PMN) assumiu entre 26 de maio e 13 de junho de 2000, depois de passar três anos praticamente à margem da administração Celso Pitta. Foi prefeito no período em que Pitta ficou afastado da Prefeitura, acusado de improbidade administrava. Nos 19 dias em que esteve no comando da maior cidade do País, Régis de Oliveira tomou algumas medidas de impacto, como a criação de subprefeituras, mas se complicou em outras e ainda teve tempo de enfrentar manifestações de camelôs.