Título: Protesto fecha 3 estradas na BA
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2006, Nacional, p. A9

Entidades e sindicatos ligados aos sem-terra, acampados e sem-teto realizaram manifestações ontem em seis municípios baianos. Sob a denominação de Articulação dos Movimentos Sociais Rurais e Urbanos da Bahia, o grupo interditou rodovias e ocupou órgãos públicos.

Os manifestantes fecharam a rodovia BR- 410, entre os municípios de Ribeira do Pombal e Tucano, no nordeste do Estado, a BR-242, em Ibotirama, no centro, e a BR-101 na altura do município de Aracatu, no sul baiano. Já em Salvador, eles ocuparam a sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

O amplo protesto tem por objetivo cobrar um série de reivindicações apresentadas ao governo em abril do ano passado. Elas vão da realização de 141 vistorias pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em áreas consideradas improdutivas, ao fim da atual política econômica e contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Inclui também pedidos de melhorias nas vias de acesso a comunidades pesqueiras e de criação de 500 frentes de trabalhos de emergência para os desempregados.

Segundo os líderes dos movimento, a relação contém 350 reivindicações, já recebidas e protocoladas por 21 órgãos da Bahia e da União. Apenas 30 pedidos foram atendidos até o momento, afirmam. Conforme nota divulgada pelas entidades participantes do protesto, a Conder foi escolhida como alvo para ser ocupada para que possam denunciar o "autoritarismo" e a "truculência" da empresa e do governo estadual.

Um destacamento da PM foi enviado ao local para manter a ordem. Os líderes da ocupação temiam uma ação violenta e tentavam negociar ontem um acordo com diretores do órgão.

Em Teixeira de Freitas, a Polícia Militar negociava com representantes das cerca de 2 mil famílias que ocupam uma área da Suzano Papel e Celulose desde a semana passada. A idéia é cumprir de forma pacífica a ordem de reintegração de posse dada pela Justiça.