Título: Líder afirma que diálogo com EUA não é necessário
Autor: Lourival Sant'Anna
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2006, Internacional, p. A15

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, indicou ontem que já não é necessário que o Irã inicie conversações com os EUA sobre a situação no Iraque, como tinha sido acertado no mês passado. "Não confiamos no governo americano, mas nossos especialistas anunciaram que estávamos dispostos a conversar sobre o Iraque", afirmou. "Neste momento, acreditamos que, com um governo estável no Iraque, os ocupantes deveriam partir e deixar o povo iraquiano governar seu país."

No fim de semana, após assumir seu segundo mandato na presidência do Iraque, Jalal Talabani disse que haveria conversações em Bagdá entre EUA e Irã. Apesar de contradizer Talabani, o Irã se mostrou satisfeito com a recomposição do governo iraquiano. "A nomeação do presidente, do primeiro-ministro e do presidente do Parlamento é muito importante", disse o chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki. "O povo mostrou amadurecimento político, com a criação de uma democracia moderna."

Assim como no Irã, os xiitas são maioria no Iraque, mas eram historicamente governados pelos sunitas. Talabani é curdo. Já o primeiro-ministro é xiita e o presidente do Parlamento, sunita.