Título: 'Governo jogou a toalha no corte de gastos'
Autor: Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2006, Economia & Negócios, p. B3

A incapacidade de controlar os gastos públicos fez o governo abandonar o compromisso de não elevar a carga tributária, avaliam representantes do setor produtivo. Segundo o diretor-executivo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Julio Gomes de Almeida, o governo optou pela solução mais fácil, que é aumentar receita para controlar despesas. "Acho até que no início houve uma tentativa para evitar o explosivo aumento do peso dos impostos. Mas a Fazenda não teve êxito no controle dos gastos."

Para o executivo, o governo perdeu uma belíssima oportunidade para desonerar alguns itens importantes, como o projeto de redução da carga tributária sobre o trabalho. Isso melhoraria a capacidade de empregar e reduziria o incentivo à informalidade, diz ele.

Almeida destaca ainda que a justificativa do governo já é conhecida: "Sempre alegam que isso é resultado da melhora da economia. De fato, as empresas passaram a ter mais lucros em 2004 e 2005 e pagaram mais impostos. Mas, então, que reduzissem algum tributo".

Outro crítico da situação é o gerente da unidade de política econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco. Segundo ele, não é por acaso que nos últimos 15 anos a economia brasileira cresceu bem abaixo da média mundial. "O problema é que o crescimento da carga tributária não é para financiar os investimentos do governo, mas para cobrir gastos correntes."