Título: Enchente provoca mortes na Europa
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2006, Internacional, p. A19

Fortes chuvas e degelo elevam rapidamente o nível dos rios na Alemanha, República Checa, Eslováquia e Áustria

As inundações que afetam a Europa Central provocaram nos últimos dias a morte de cinco pessoas na República Checa e uma na Eslováquia e levaram as autoridades da Alemanha a remover milhares de pessoas de áreas de risco de transbordamento ao longo do Rio Elba.

A rápida subida do nível dos principais rios da Europa Central e de seus afluentes foi ocasionada tanto por persistentes chuvas como por uma forte onda de calor, em algumas regiões, que causou o rápido degelo de áreas ainda cobertas pela neve do inverno.

Em cidades alemãs como Dresden - devastada há quatro anos por uma inundação - vários bairros estão sendo esvaziados. Cerca de 400 pessoas do bairro de Gohlins tiveram de ser retiradas às pressas de suas casas em Dresden depois que um dique do Elba rompeu. Nas cidades de Pirna e Bad Schandau, ao sul de Dresden, 1.500 pessoas foram removidas para lugares mais seguros depois que o nível do rio alcançou rapidamente 8 metros. O centro histórico de Pirna, também na Alemanha, estava ontem tomado pelas águas. De acordo com o serviço de meteorologia do Estado da Saxônia, onde fica Dresden, o nível do Elba alcançou 7,3 metros ontem e deveria chegar a seu máximo em 48 horas. Como medida preventiva, as prefeituras de Dresden e Pirna interromperam o tráfego nas pontes que cruzam o Elba.

As equipes do serviço de proteção civil e dos bombeiros da Alemanha trabalhavam ontem intensamente para reforçar as margens do rio com sacos de areia e barreiras de plástico e metal, para minimizar os efeitos do transbordamento. Moradores temem a repetição da catastrófica inundação de agosto de 2002 em Dresden, que danificou edifícios históricos e obrigou à remoção de 33 mil pessoas.

Várias estradas da Áustria foram bloqueadas pelas autoridades depois que o Danúbio transbordou em algumas regiões no norte do país.

As águas fizeram grandes estragos também nos arredores da capital eslovaca, Bratislava. O governo da Eslováquia teme que o forte calor acelere o degelo nas montanhas dos Pequenos Cárpatos, o que agravaria o quadro na região ocidental do país. Na República Checa, as autoridades estão sendo criticadas por falhas de coordenação na prevenção de catástrofe e prestação de socorro.