Título: DICAS
Autor: Vânia Cristino, Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2006, Economia & Negócios, p. B1,3,4,5

Vôo cancelado: Não fique nervoso nem brigue com funcionários da empresa. Se a companhia não fornecer assento em outro vôo, dirija-se ao posto do Departamento de Aviação Civil (DAC) ou da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no aeroporto, órgãos obrigados, por lei, a resolver este tipo de problema. Se você estiver no exterior, siga o mesmo procedimento, procurando as autoridades locais que controlam a aviação civil.

Vôos com atrasos: A empresa tem até quatro horas para recolocar passageiros em outro vôo e oferecer assistência. Passando este prazo, deve fornecer hospedagem para o cliente e alimentação. O DAC e a Anac também podem dar informações e ajudar, se a empresa não cooperar. Se desse atraso decorrer prejuízo, caberá ação judicial.

Compromissos no dia do vôo: É melhor não arriscar uma reunião de negócios ou algo importante no dia do vôo, pois a regularidade da Varig tem sido baixa.

Milhagens: Se houver motivo para uma viagem, vale a pena trocá-las, pois, se a Varig tiver problemas e fechar, não é certo que outra empresa faça acordos de uso das milhas antigas. Se a Varig quebrar, não fará diferença se o cliente tiver milhas ou passagens já marcadas, e ele provavelmente perderá o dinheiro.