Título: Falta de união dificulta a relação com AL
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2006, Internacional, p. A17

Atuando já como novo chefe de governo italiano, o líder centro-esquerdista Romano Prodi concedeu ontem sua primeira entrevista coletiva a jornais estrangeiros, incluindo o Estado.

O sr. disse, em matéria de política externa, que a Ásia seria prioritária. E a America Latina? Eu disse que a Ásia é uma das prioridades por causa da velocidade de crescimento desse continente que está transformando as estruturas produtivas e econômicas do mundo. Em relação à America Latina, creio que existe um problema italiano e sobretudo europeu. Falta-nos uma política européia para a AL. Apesar do comércio latino- americano ser maior com a Europa do que com os EUA, estamos ainda fragmentados nesse campo. Sinto uma pequena desilusão porque sempre esperei que a América Latina caminhasse em direção a uma coesão comercial. Os vários acordos, como o do Mercosul, demoram a mostrar que o continente esteja unido, o que seria fundamental. A divisão européia e a fragmentação da América Latina não ajudam.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já lhe telefonou para felicitá-lo? Não, talvez por um respeito diplomático. Só depois de receber oficialmente o mandato de primeiro-ministro poderei receber cumprimentos formais.

Este também é um ano de eleições no Brasil. O sr. pretende apoiar a reeleição do presidente Lula? Não interfiro nas eleições internas de outros países. Posso afirmar que tenho grande amizade pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso desde os tempos da universidade. Conheço o presidente Lula há alguns anos e mantenho com ele excelente relacionamento.